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1 - Desafios da Avaliação e Intervenção em Pessoas com Problemas de Memória (05/08)

Conteúdo

1Módulo 1: Conceitos básicos em neurociência

Você sabe o que acontece no seu cérebro quando esquece algo importante? Nesta primeira unidade, você vai descobrir os fundamentos do funcionamento do sistema nervoso que estão por trás da formação e do esquecimento das memórias. Confira as aulas que fazem parte desta unidade:
  • 1. Bases anatômicas do sistema nervoso

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  • 2. Córtex cerebral

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  • 3. Células do sistema nervoso

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  • 4. Neurônios e neurotransmissores

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  • 5. Potenciais de ação e sinapses

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  • 6. Neuroplasticidade: potenciação e depressão de longa duração (LTP e LTD)

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  • 7. Expressão gênica e síntese proteica na consolidação da memória

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  • 8. Novas descobertas em neurobiologia da memória

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2Módulo 2: Princípios básicos em farmacologia

Você já percebeu como certos medicamentos podem impactar a memória? O que é fato e o que é mito? Confira as aulas que fazem parte desta unidade:
  • 1. Farmacocinética e farmacodinâmica

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  • 2. Interações medicamentosas e efeitos adversos à memória

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  • 3. Ansiolíticos e memória

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  • 4. Antidepressivos e memória

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  • 5. Anticonvulsivantes e antipsicóticos: efeitos sobre a memória

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  • 6. Álcool e drogas de abuso: impactos na memória

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  • 7. Memória e tratamentos farmacológicos para demências e Alzheimer

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  • 8. Substâncias nootrópicas: mitos e evidências científicas

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3Módulo 3: Arquitetura e dinâmica da memória humana

E se o esquecimento não fosse sinal de perda, mas sim uma estratégia sofisticada do cérebro? Nesta unidade, você vai descobrir como a memória funciona de fato — com erros, vieses, plasticidade e adaptações. Confira as aulas que fazem parte desta unidade:
  • 1. Sistemas da memória

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  • 2. Módulos da Memória de longo prazo (memória explícita vs. implícita)

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  • 3. Erros de construção da memória/ falsas memórias

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  • 4. Interface entre memória, atenção e emoção

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  • 5. Mudanças estruturais e funcionais com o envelhecimento

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  • 6. Por que esquecemos?

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  • 7. Neuroplasticidade e reserva cognitiva

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  • 8. Comprometimento cognitivo reversível

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4Módulo 4: Promoção da saúde cognitiva

Você consegue prescrever mudanças de hábito com a mesma segurança que prescreve um remédio ou dá um conselho? Confira as aulas que fazem parte desta unidade:
  • 1. Envelhecimento saudável: papel do estilo de vida

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  • 2. Nutrir para lembrar: orientações baseadas em evidências para quem trabalha com cognição

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  • 3. Papel do sono e estratégias de gerenciamento de sono

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  • 4. Atividade física na saúde cognitiva

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  • 5. Cérebro calmo: práticas de Mindfulness e relaxamento na prática clínica

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  • 6. Desenvolvimento de programas de intervenção cognitiva intergeracionais

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  • 7. Pós-carreira como programa de prevenção cognitiva

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  • 8. Motivar para mudar

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5Módulo 5: Patologias, instrumentos de triagem e avaliação

"Será Alzheimer?" Essa é a pergunta que ressoa no profissional, na família e, muitas vezes, no próprio paciente. E o resultado? Diagnósticos tardios. Cuidados fragmentados. Famílias desorientadas. Pacientes desassistidos. Confira as aulas que fazem parte desta unidade:
  • 1. Transtornos neurocognitivos maiores e leves: o que devemos saber?

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  • 2. Fisiopatologia da doença de Alzheimer

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  • 3. Triagem cognitiva

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  • 4. Pseudodemência e triagem do humor

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  • 5. Triagem da ansiedade, da funcionalidade e do estresse do cuidador

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  • 6. Avaliação neuropsicológica: o que todo profissional precisa saber?

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  • 7. Escutar é mais que ouvir: o que profissionais precisam saber sobre perda auditiva e memória?

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  • 8. Deglutição, disfagia e presbifagia: alimentação segura

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6Módulo 6: Fundamentos e estratégias em intervenções cognitivas

"Mas tem o que fazer, professora?" O desafio? Ainda existe muita confusão entre conceitos fundamentais: estimulação, reabilitação, treino cognitivo, compensação ambiental e estratégias mnemônicas.
  • 1. Estimulação cognitiva

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  • 2. Terapia de orientação à realidade e terapia de reminiscência

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  • 3. Conceito e evidências científicas do treino cognitivo e terapia de validação

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  • 4. Adaptação ao meio ambiente e sistemas que registram ou armazenam informações

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  • 5. Estratégias cognitivas I

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  • 6. Estratégias cognitivas II

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  • 7. Estratégias cognitivas III

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  • 8. Estratégias de resolução de problemas

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7Módulo 7: Reabilitação cognitiva

A reabilitação vai além do protocolo – ela envolve decisões delicadas sobre funcionalidade, autonomia e dignidade. Confira as aulas que fazem parte desta unidade:
  • 1. Reabilitação cognitiva: princípios e estratégias

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  • 2. Intervenções baseadas em metas funcionais

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  • 3. Planejamento e execução de intervenções

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  • 4. Abordagem baseada no ensaio/ espaçada, aprendizagem sem erros e desaparecimento de pistas

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  • 5. Reabilitação do paciente em fase recente de evolução TCE e AVE I

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  • 6. Reabilitação do paciente em fase recente de evolução TCE e AVE II

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  • 7. Reabilitação do paciente em fase crônica de evolução I

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  • 8. Reabilitação do paciente em fase crônica de evolução II

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8Módulo 8: Intervenções cognitivas na demência moderada, orientação familiar e psicoeducação

"Ainda vale a pena intervir?" Confira as aulas que fazem parte desta unidade:
  • 1. Elaboração de intervenção cognitiva personalizada e construção do raciocínio clínico

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  • 2. Cuidador como agente integrante na reabilitação – intervenção estruturada

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  • 3. Ambiente na intervenção cognitiva

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  • 4. Intervenção sensorial nas demências

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  • 5. Tecnologia assistiva

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  • 6. Estratégias para manter a capacidade de expressão e compreensão verbal

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  • 7. Orientação familiar e psicoeducação I

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  • 8. Orientação familiar e psicoeducação II

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9Módulo 9: Manejo comportamental e cuidado ampliado

Como você tem orientado familiares no cuidado das pessoas que enfrentam mudanças comportamentais? O que você já sabe sobre manejar sintomas neuropsiquiátricos? E a segurança na direção veicular? Confira as aulas que fazem parte desta unidade:
  • 1. Como lidar com as alterações comportamentais I

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  • 2. Como lidar com as alterações comportamentais II

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  • 3. Direção veicular segura

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  • 4. Curatela e interdição: o que os profissionais precisam saber para orientar famílias com segurança

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  • 5. Manejo dos sintomas depressivos

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  • 6. Manejo dos sintomas ansiosos

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  • 7. Treino de assertividade e estratégias de automonitoramento

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  • 8. Como cuidar de quem cuida

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10Módulo 10: Inovações tecnológicas e aplicações clínicas

“Realidade Virtual? Isso realmente funciona em reabilitação?” A resposta é sim — mas é preciso entender como, quando e por quê. Confira as aulas que fazem parte desta unidade:
  • 1. Definição de realidade virtual, elementos e conceitos que compõem a técnica

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  • 2. Tipos de sistemas dentro da realidade virtual

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  • 3. Novas tecnologias promissoras para reabilitação

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  • 4. Tipos de jogos e cenários virtuais e suas demandas

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  • 5. Áreas de atuação

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  • 6. Efeitos colaterais (Cybersickness) e vantagens e desvantagens da realidade virtual

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  • 7. Evidência científica e aplicabilidade clínica I

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  • 8. Evidência científica e aplicabilidade clínica II

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11LIVES Gratuitas – Neurociência da Memória

Acompanhe nossas lives sobre Neurociência da Memória e descubra conteúdos valiosos sobre avaliação, intervenção e cuidado de pessoas com alterações cognitivas. Aqui, nossos especialistas compartilham experiências, dicas práticas e conhecimentos atualizados para profissionais e estudantes da área da saúde.
  • 1 - Desafios da Avaliação e Intervenção em Pessoas com Problemas de Memória (05/08)

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